Sair da casa dos pais ou do lugar onde você cresceu é um passo muito importante na vida. Nessa hora, chega a dúvida: morar sozinho ou dividir casa ou apartamento com mais alguém? Os dois têm vantagens, dependendo do seu perfil.
Morar sozinho implica arcar com as despesas da casa sem ajuda. Antes de qualquer coisa é importante saber se salário/renda possibilita esse tipo de privacidade.
Móveis e alimentação
Além das contas fixas, é importante pensar na compra de móveis e eletrodomésticos básicos, como fogão, geladeira, cama, colchão, etc. Faça uma lista do que você vai precisar realmente nos primeiros meses e comece a pesquisar preços.
Mas lembre-se: não gaste mais do que um terço dos seus ganhos com moradia. Além do valor do aluguel, tenha em mente as contas fixas e mensais, como energia, água, condomínio (se for o caso), internet, gás e telefone.
A sua alimentação deve ser tratada como prioridade também. Regule bem quanto você tem para gastar com refeições fora de casa e quanto você vai reservar para a feira da semana. Quando uma pessoa mora sozinha, a tentação de comer pode ser maior. Além disso, tem a conta de produtos de limpeza.
Dividindo contas e espaço
Agora, se acha que dividir apartamento ou casa com amigos ou parentes é uma opção, é bom lembrar que, além das contas de casa, vocês vão dividir todos os espaços da casa. Sala, banheiro, cozinha e, caso não tenha outra opção, até mesmo quarto.
Nesses casos, as afinidades com a outra pessoa devem contar na hora de tomar uma decisão. O perfil de vocês é parecido? Gostam de um clima mais tranquilo dentro de casa, com pouco movimento de pessoas? São organizados e a limpeza será mantida o tempo inteiro?
DAVI L. GALLAS
(51) 82602990 / (51) 99689070
Corretor Imobiliário / Creci 15.894
-----------------------------------------------------------
IMOBILIÁRIA NOVA CONSTRUÇÃO
Correspondente Caixaaqui em São Leopoldo